domingo, agosto 26, 2007

Écoute! Laisse-moi juste une minute...

quarta-feira, agosto 22, 2007

Pensando...

O todo vai muito alem da soma das partes. Certas coisas, separadas, são apenas certas coisas. Quando se unem são mais que certas, são certezas absolutas.

O carro está parado para o motorista, quem anda é o poste. Quem me garante que aquela arvore não esta a 60 km/h ?! Tudo é relativo, depende do referencial. Depende do observador e sua bagagem no mundo das idéias.

A arvore anda, o céu é cor-de-rosa se eu quiser que seja.

Gestalt e Platão complicando tudo. Eu sou a favor do Pragmatismo, mesmo que ele seja anti-romantico.

terça-feira, agosto 21, 2007

O que eu faria!

O que você faria se só te restasse esse dia?!

Me diz o que você faria...

Eu o pegaria pra uma noite inteira de beijos e carícias infinitos.

Estenderia o colchão na sala, ligaria na mtv depois de ter feito uma panelona de brigadeiro.

E então o mundo podia acabar.

Quem se importa?!

sábado, agosto 18, 2007

Prometeram-me

Alguém me prometeu que voltaria. Prometeu-me que daqui um mês estaria aqui.

Faltava tanto tempo... Ta tão perto!

Eu sei que não vai voltar. Cumprir promessas nunca foi o ponto forte desse alguém.

Mas aqui, no meu coração, queria que dessa vez cumprisse a promessa. Queria que me provasse que estou errada quando penso que o amor não existe, que tudo não passou de mal entendidos...

Queria acreditar que ainda posso confiar no sentimento alheio, e que mês sonhos tinham cabimento...

Mas acho que não posso!

E daí?!

Desce mais uma cerveja, ascende o cigarro e desacelera o passo!

quarta-feira, agosto 15, 2007

Pensando sobre os indios...



Quando eu era pequena achava que todo índio tinha um cocá. Isso não é tão de outro planeta, tem gente grande que ainda acha. Com tanguinhas ou não, eu acho interessantíssimo olhar para os índios... Serio! As vezes me pego do nada pensando sobre isso.

Geizel achava que índio tinha mais era que ser brasileiro. Ta no Brasil, é brasileiro! O que é uma tremenda besteira, porque eu moro no ceará, mas continuo sendo maranhense, com os mesmos gostos pela musica ou pela comida de lá. Quer me ver doida?! Coloque ma latinha de Guaraná Jesus na minha frente! Agora imagine os índios, que mais que comida e musica, herdaram toda uma herança de crenças e mitos...

Aconteceu assim: eles estavam aqui felizes da vida com seus Deuses, suas guerras entre tribos e infanticídios, então chegou o homem branco com a maldita pólvora e disse que “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. E não acredite não, que você vai pra fogueira! Daí um monte de babacas, estilo Geizel, foram fudendo com a cultura deles até não sobrar quase nada.

Mas pior que esses babacas estilo Geizel, são os babacas Antropólogos Retardados. È coisa de cinema. Esses caras estudaram tanto (ou porra nenhuma), e ainda não sabem que cultura não é uma peça de museu. Não podemos olhar pros índios e ficar vendo como é lindo ver os indiozinhos serem mortos por possuírem deficiências físicas, e não mostrar que existe uma forma de dar vida saudável pra aquela criança. “Preservar a cultura!”. Então vamos todos preservar nossas raízes e voltar a crucificar os criminosos. Melhor, vamos voltar a caçar pra comer!

¬¬’

Tem algumas coisas que, se a gente parar pra pensar e aprofundar, daria um livro. Na verdade esse assunto já deu muitos livros, Darcy Ribeiro que não me deixa mentir. Mas mesmo assim, mesmo sem ter tocado num livro sobre o assunto, é possível puxar um monte de coisas, e se fazer milhares de perguntas que... BUM! Curiosidade!

E é ela que vai me fazer ler muito mais sobre os índios...

*Vocês sabiam que os canibais só comiam os guerreiros corajosos?! Se você implorasse por perdão, quer dizer que você é um covarde, e isso significa que não presta nem pra ir pro fogo!

*Eu imploraria....

terça-feira, agosto 14, 2007

Indignação!

Alguem me explica o motivo de ainda existir pessoas como essas:












"Deus, por favor, apareça na televisão..."

sábado, agosto 11, 2007

Daddy

Não podia ser diferente...

To aqui cheia de calos nos dedos de tentar embrulhar de um jeito bonito os cds que comprei pra ele, e acho que o embrulho não ta dos mais lindos. Mas foi de coração... è de coração!

Como todo ser humano ele errou... Me fez chorar muito. Mas ninguém é perfeito, e eu sei que ele tava tentando acertar. Sei que sempre pensou em mim primeiro, e que daria a vida pela minha.

E eu o quero aqui comigo, pra sempre. Com brigas, com desentendimentos, com incompreensão... Com alegria, com amor, com dedicação, com vida!

Eu amo meu pai. Muito!

E como todos os pais amados, ele é o melhor do mundo!



quinta-feira, agosto 09, 2007

Caracóis


Eles parecem Caracóis, levam a casa nas costas. O ônibus parou, e eu fiquei observando aquele homem lá fora. Cabelo sujo, barba imensa, roupa rasgada e uma ‘matula’.

Quando eu viajo por alguns dias carrego comigo uma sacola imensa, e aquele cara ali vive só com aquela nas costas. Eu acho complicado e perigoso me enfiar no meio de um bando de cachoeiras, e faço isso com uma bagagem maior que a daquele cara. Imagina como deve ser perigoso dormir na rua?!

Não sei vocês, mas eu me sinto pequena. Pequenininha!

Eu aqui, no meu computador, com ar condicionado ligado e Coca-Cola no copo. Enquanto isso ele ta lá, morrendo de frio. Imagine aí quantos não devem morrer ali, deitados e enrolados em panos sujos, e ninguém nem olha.

Se cada pessoa adotasse alguém da rua e tentasse melhorar aquela vida o mínimo que fosse, ajudaria tanto... Um trabalho de formiguinha que ninguém faz. Nem eu.

Mas sabe o que me intriga mesmo?! É que ali deve ter uma historia. Ninguém nasce de chocadeira. E tenho pra mim que devem ser historias interessantíssimas... Com certeza alguém já deve ter feito isso, mas um dia eu vou pegar um gravador e ir atrás desse povo da rua. Escutar a historia deles. Daria um livro. Será que já tem algum livro?!

Um livro não, mas um blog com certeza. Já imaginou como seria interessante?!

Será que já existe?!

quarta-feira, agosto 08, 2007

Paz II



Antes:


_ Meu amoooor, faço tudo por voce. O que eu sinto eh maior que o mundo e eterno!


_ Tambem te amo meu bem, mais que tudo no universo.





Depois:


_ Opa! Tudo bem?


_ Tudo bem!





"O nosso amor se transformou em bom dia..."





E o que existia não era amor, era uma prisão.


Tempos e tempos presa a alguem. Presa em uma teia sem nem conseguir olhar em volta!





"Eu tô falando de amor, e não da sua doença!"








Como estou feliz sem aquele doença!


=D








Abre os braços vem e me namora!





Mas não pergunte onde vou.


Não me cobre amor.


Não exija meu corpo.


Não espere exclusividade!











O que me interessa eh o que vivemos em comum, e o que eu posso fazer por você.


Viva sua vida com a maior intensidade possivel, porque eu tambem vou viver a minha!

sábado, agosto 04, 2007

Paz

Fecha os olhos!

Agora vê que o tanto de coisas ruins, problemas e magoas já foram totalmente superadas.

Lembra de como você ri hoje da sua choradeira besta por causa daquele namoradinho da 4ª serie.

Lembra de todas as vezes que você se sentiu bem. È impossível, foram tantas...

Deixa vir na sua mente o sabor de chocolate, de beijo na boca, de bala de caramelo, de coca-cola gelada, de uva... Sente o vento na cara, o banho de cachoeira, o corpo de um amante, a batida de um trance, a melodia do reggae... Tem tanta coisa pra ser descoberta, tanto carinho pra receber.

Olha como a lua é bonita.

Como eu pude um dia deixar a alegria ir embora?!

Por que eu sufoquei meus sonhos?!

**e uma nova Jade renasce no meio de uma postagem de blog!

sexta-feira, agosto 03, 2007

Minhas férias

Como de costume, passei o mês de julho em Carolina, no sul do Maranhão, quase Tocantins. È impressionante o efeito que aquela cidade exerce sobre mim! Conto os minutos pra chegar, e quando passo pela placa “Bem vindo à Carolina, o Paraíso das Águas”, meu coração falta sair pela boca. Eu olho tudo em volta, procurando alguma mudança nas casas velhas, ou um rosto conhecido... Parecendo criança quando ganha um livro novo cheio de figuras coloridas...

Lá não tem muito que fazer. Mas, como diz minha amiga, melhor fazer nada acompanhado do que sozinho. E companhia eu tenho viu! Ah! Se tenho! As melhores! Meus primos, amigos de infância e outros mais recentes... Quando junta a Coelhada toda, não tem pra ninguém, é uma bagunça só. Imagine umas crianças crescidas e sem limites: somos nós! A gente passa o ano inteiro se falando só por Internet, e quando chega a hora de se encontrar... è uma gritaria, um abraça abraça, um sem fim de perguntas...

E as mangueiras?! As cidades toda têm mangueiras. È manga verde pra todo lado. Com sal, hummmm! E caju?! Em todo quintal tem um pé de caju! Daí a gente junta todas as castanhas e queima dentro da latinha. Geralmente todas queimam, mas é bom mesmo assim.

O Rio Tocantins... Imenso! A gente pega a barca do Pipes e vai pra praia lá na outra margem. O atendimento não é lá essas coisas, a cerveja vem quente, a batata frita vem gelada, as cadeiras são horríveis... Mas inexplicavelmente, tudo é perfeito! Não há outro lugar em que se queira estar se não na praia.

Quando cai a noite e que começa a grunha! Festa. Se não tem festa, senta na escada do Posto Telefônico com um BIG galão de vinho. Mas Vodka com Jesus também serve. Todo mundo ficando feliz, e com vontade de andar de moto. È impressionante como bêbado adora caçar poste, e eu fico intrigada porque nunca acham! Santo de cachaça é forte! Isso quando não resolvem derrubar o muro da boate.

Fotos, Fotos, Fotos... Tira foto da bunda de fulano, do bicho de pé em ciclana, do rasgão na calça da outra, da bunda do gordinho... Sabe quando acontece uma cena hilária que você queria muito ter uma maquina fotográfica pra registrar?! Pois eh! Os infelizes sempre têm. Não escapa nada...

E durante o mês todo a gente reclama que a cidade tah parada, que não tem pra se fazer, que ta um tédio... Mas na hora de ir embora ninguém quer! É um chororó danado, promessas, gemidos, abraços... De um por um vão-se todos. Cada um pra um canto do país. Têm até quem volte pra França ou Nova Iorque. E todo mundo volta pra rotina com o coração apertado, com a vontade de não desgrudar mais de quem se ama.

Amizade! Amizade de verdade!
È o que faz minhas férias serem perfeitas desde pequenininha. E quando cada um tiver sua vida e as férias de julho não forem mais possíveis, nós vamos dar um jeito. Sei que vamos!